domingo, 18 de julho de 2010

Troca rápida de uma câmara

Dez vezes campeão brasileiro de Mountain Bike, o piloto Márcio Raveli garante que troca uma câmara furada em 50 segundos. Veja as dicas de Raveli para uma substituição da peça em tempo recorde:

- Treine a troca de câmara em casa

- Pneus com laterais de Kevlar, além de mais leves, são mais fáceis de montar e desmontar e dispensam o uso de espátula

- Leve sempre mais de um cilindro para a bomba de CO2

- Fique atento às condições de conservação do pneu e da câmara

- Leve uma câmara semi-inflada e dobrada no bolso da camisa de ciclismo

- No caso de furo, pare imdediatamente num local limpo e seguro

- Se o pneu furado for o traseiro, baixe as marchas para a menor catraca para facilitar a retirada da roda

- Abra a blocagem, solte o cabo do freio e retire a roda

- Com a ajuda da espátula, retire um lado do pneu, retire a câmara furada

- Instale a câmara semi-inflada dentro do pneu começando por encaixar o ventil no local adequado

- Com as mãos, encaixe as bordas do pneu no aro

- Com o pneu inflado, instale a roda na bicicleta e encaixe o cabo do freio

- Verifique se a roda está girando livremente

Be a Ba do corredor

BÊ-A-BÁ DO CORREDOR

A corrida possui um vocabulário específico, e não saber algumas palavras pode deixar o esportista "Boiando" nas conversas durante os treinos e provas ou sem entender uma instrução do seu treinador. Para acabar com qualquer dúvida, a O2 reuniu em um pequeno dicionário os principais bordões utilizados nas ruas dos Brasil.

- ÁCIDO LÁTICO (Lactato) : Composto orgânico produzido pelos músculos durante exercícios intensos. Provoca fadiga, dores musculares e cãibras.

- BCAA : É um suplemento alimentar composto da combinação dos aminoácidos isoleucina, leucina e valina. Ajuda na recuperação do sistema muscular, na recuperação pós-exercício e na melhora do sitema imunológico.

- CORE : Região que engloba quadril, abdome e lombar. É considerado o centro de estabilização e produção de força do corpo.

- DOR MUSCULAR TARDIA : Geralmente se inicia algumas horas após o fim do exercício, e atinge seu ápice de intensidade depois de 24 a 48 horas.

- ENDORFINA : Substância produzida pelo cérebro em resposta à atividade física, com intenção de dar prazer e despertar a sensação de euforia e bem-estar.

- ESTIRAMENTO MUSCULAR : Uma das lesões mais comuns entre os corredores. As fibras musculares se rompem porque é exigida uma força além do que elas podem gerar. Costuma acontecer por falta de aquecimento, esforço excessivo ou fadiga.

- FARTLEK : Tipo de treino em que o corredor alterna ritmos fortes e leves a cada determinado espaço de tempo ou distância, mas sem fazer intervalos.

- GLICOGÊNIO MUSCULAR : É o principal combustível do corpo durante a prática de atividades físicas. É estocado no organismo com a ingestão de alimentos ricos em carboidratos.

- INTERVALADO : Também conhecido como treino de tiro, tem como principal finalidade melhorar a resistência ao ácido lático e a velocidade do corredor. Nele o atleta corre em alta intensidade durante um determinado espaço de tempo ou distância e faz um intervalo, que pode ser uma pausa, uma caminhada ou uma corrida leve, entre uma repetição e outra.

- MACROCICLO : Ciclo mais amplo da periodização, que engloba 100% do treinamento para um objetivo específico do corredor. Composto por vários mesociclos, é dividido em período de base, específico, competitivo e de transição.

- MESOCICLO : Ciclo médio da periodização, que engloba de três a quatro semanas de treinamento para um objetivo específico. É composto por vários microciclos, e suas variações de intensidade e volume visam a melhora da performance do atleta.

- MICROCICLO : Menor ciclo da periodização, que engloba uma semana do treinamento para um objetivo específico.

- OVERTRAINING : Ocorre quando o atleta exagera em seus treinamentos e não respeita o descanso adequado. Com isso, o corpo perde a capacidade de se recuperar e existe uma queda no rendimento. Seus sintomas são parecidos com as dores naturais de um treino forte, mas com o tempo os problemas aumentam e o corredor pode ter perda de apetite, dores frequentes, mudança de humor, cansaço excessivo e aumento da frequência cardíaca em repouso.

- PROPRIOCEPÇÃO : É a capacidade de reconhecer a localização espacial das partes do corpo sem utilizar a visão. Permite o equilíbrio postural e a execução de várias atividades práticas do dia a dia.

- TESTE ERGOESPIROMÉTRICO : Exame que mede os limiares, o VO2 Máximo e alguns outros parâmetros importantes para a prática de exercícios e a elaboração de um treino.

- VO2 MÁXIMO : Volume máximo de oxigênio que o corpo consegue consumir durante o exercício físico. É um indicador de potencial do atleta e pode ser melhorado com os treinos, mas cada indivíduo possui um limite natural.

Fonte : Revista O2 - Junho/2010



Agenda dos Eventos Esportivos de Aventura:

- 18/07 : Enduro Bike de Santa Cruz (www.endurobike.com.br)

- 18/07 : I Etapa - Campeonato Municipal de Orientação de Santa Cruz (www.cosc.esp.br)

- 29/08 : Circuito dos VALES - Desafio Cerros da Costa Doce / Sertão Santana-RS (www.vitaesportes.com.br)

- 26/09 : Desafio do Aço / Santa Maria-RS (www.desafiodeaço.com.br)

- 24/10 : Circuito dos VALES - Desafio OktoberAventura / Igrejinha-RS (www.vitaesportes.com.br)


Att,

Luís Leandro
VITA Esportes - Superar Limites é Nossa Vida!