segunda-feira, 7 de junho de 2010

DICAS PARA CUIDAR DE SUA BIKE - Parte I

- PESO : Nosso motor é fraco. Por isso, quanto mais leve, mais gostoso e mais fácil de pedalar fica a bike. O 1º lugar para se tirar peso é nas rodas, especialmente em pneus, câmaras, aros e raios. Depois no pedivela, pedais e sapatilha, se o objetivo for alto desempenho. E não se esqueçamos de nós mesmos perder os quilinhos extras...pois faz bem a auto-estima e melhora a pedalada.
- PNEUS : Um belo câmbio muitas vezes seduz bikes, quen preferem investir nele ao trocar seu pneus e câmaras pesados por modelos + leves e + aderentes. Se o câmbio está funcionando, troque 1º os pneus, e fique de olho na pressão!! Calibre a cada 2 ou 3 dias, usado entre 90-120 lbs para ESTRADA e 30-50 lbs para MTB. Pneus sem câmara para MTB ou Estrada rodam com 15 a 25% menos pressão do que os que utilizam câmara.
- CORRENTE : Troque a cada 1.000 Km de uso misto (60% terra / 40% asfalto). Para bikes de estrada ou as utilizadas somente em pavimento, troque a cada 2.500 Km. Condições adversas, como muita chuva ou lama, reduzem esse prazo em aproximadamente 20%. Existem ferramentas para medir o desgaste da corrente, consulte um mecânico ou use uma para checar o estado da sua.
- LUBRIFICANTES : Esqueça o óleo desengripante e lubrificante, geral em spray, esse é bom para as dobradiças e outros equipamentos + simples de uso doméstico que para uma corrente de bike que trabalha com carga e muitas vezes sob poeira e lama. Use óleo apropriado, consultando a loja especializada + próxima, existem óleos específicos, para cada situação. Na hora de lubrificar, coloque somente o necessário e faça-o quando o lubrificante pré-aplicado extinguir-se. Muito óleo não ajuda e, muitas vezes, atrapalha o funcionamento da transmissão.
Fonte: Bike Solutions / Pedal Power - Go Outside-julho/2009

DICAS PARA CUIDAR DE SUA BIKE - Parte II

- SUSPENSÕES = se sua bike é equipada com garfo de suspensão e possivelmente com suspensão traseira, pesquise sobre o seu ajuste. Um bom ajuste pode transformar a sua pedalada, permitindo que você aproveite sua bike de forma como ela foi concebida para te servir. Além disso, verifique os intervalos de manutenção, que são normalmente entre 25 e 50 horas para garfos e 50/100 horas para amortecedores traseiros. A falta de manutenção desgasta os componentes a ponto de perderem suas garantias e consequentemente prejudica o desempenho.
- FREIOS = além de verificar o estado dos elementos de fricção que param as rodas (sapatas/pastilhas), procure sangrar os freios hidráulicos a cada 6 meses e nos sistemas a cabo, fazer uma inspeção e lubrificação a cada 2 meses. Não se pode descuidar da manutenção destes itens de segurança.
- LIMPEZA = evite jatos com pressão excessiva, solventes, diesel ou qualquer outro material que não seja biodegradável (ajude o meio ambiente). O uso de solventes deve ser bem controlado, em especial perto de rolamentos, onde podem infiltrar-se, diluindo a lubrificação existente e carregando sujeira junto, criando um verdadeiro caos, comprometendo o funcionamento e a durabilidade. Os mais extremistas não lavam as suas bikes, limpam-na a seco.
- REAPERTOS = com o uso, é normal os componentes necessitarem de reaperto periódico. Tome cuidado, muitos componentes são sensíveis ao aperto excessivo e podem se danificar caso isso ocorra. Leve numa oficina que use torquímetro (ferramenta que mede o aperto correto) e garanta a integridade da sua bike. Ao perceber que algum rolamento está com folga, procure reajustá-lo ou substituí-lo, folgas tendem a aumentar e podem levar a outros danos. Um equipamento bem cuidado e ajustado é certeza de diversão garantida.
Fonte: Go Outside/julho 2009 (Daniel Aliperti) Apoio: www.dandabike.com.br
BOAS PEDALADAS!!!!