- PESO : Nosso motor é fraco. Por isso, quanto mais leve, mais gostoso e mais fácil de pedalar fica a bike. O 1º lugar para se tirar peso é nas rodas, especialmente em pneus, câmaras, aros e raios. Depois no pedivela, pedais e sapatilha, se o objetivo for alto desempenho. E não se esqueçamos de nós mesmos perder os quilinhos extras...pois faz bem a auto-estima e melhora a pedalada.
- PNEUS : Um belo câmbio muitas vezes seduz bikes, quen preferem investir nele ao trocar seu pneus e câmaras pesados por modelos + leves e + aderentes. Se o câmbio está funcionando, troque 1º os pneus, e fique de olho na pressão!! Calibre a cada 2 ou 3 dias, usado entre 90-120 lbs para ESTRADA e 30-50 lbs para MTB. Pneus sem câmara para MTB ou Estrada rodam com 15 a 25% menos pressão do que os que utilizam câmara.
- CORRENTE : Troque a cada 1.000 Km de uso misto (60% terra / 40% asfalto). Para bikes de estrada ou as utilizadas somente em pavimento, troque a cada 2.500 Km. Condições adversas, como muita chuva ou lama, reduzem esse prazo em aproximadamente 20%. Existem ferramentas para medir o desgaste da corrente, consulte um mecânico ou use uma para checar o estado da sua.
- LUBRIFICANTES : Esqueça o óleo desengripante e lubrificante, geral em spray, esse é bom para as dobradiças e outros equipamentos + simples de uso doméstico que para uma corrente de bike que trabalha com carga e muitas vezes sob poeira e lama. Use óleo apropriado, consultando a loja especializada + próxima, existem óleos específicos, para cada situação. Na hora de lubrificar, coloque somente o necessário e faça-o quando o lubrificante pré-aplicado extinguir-se. Muito óleo não ajuda e, muitas vezes, atrapalha o funcionamento da transmissão.
Fonte: Bike Solutions / Pedal Power - Go Outside-julho/2009
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