- SUSPENSÕES = se sua bike é equipada com garfo de suspensão e possivelmente com suspensão traseira, pesquise sobre o seu ajuste. Um bom ajuste pode transformar a sua pedalada, permitindo que você aproveite sua bike de forma como ela foi concebida para te servir. Além disso, verifique os intervalos de manutenção, que são normalmente entre 25 e 50 horas para garfos e 50/100 horas para amortecedores traseiros. A falta de manutenção desgasta os componentes a ponto de perderem suas garantias e consequentemente prejudica o desempenho.
- FREIOS = além de verificar o estado dos elementos de fricção que param as rodas (sapatas/pastilhas), procure sangrar os freios hidráulicos a cada 6 meses e nos sistemas a cabo, fazer uma inspeção e lubrificação a cada 2 meses. Não se pode descuidar da manutenção destes itens de segurança.
- LIMPEZA = evite jatos com pressão excessiva, solventes, diesel ou qualquer outro material que não seja biodegradável (ajude o meio ambiente). O uso de solventes deve ser bem controlado, em especial perto de rolamentos, onde podem infiltrar-se, diluindo a lubrificação existente e carregando sujeira junto, criando um verdadeiro caos, comprometendo o funcionamento e a durabilidade. Os mais extremistas não lavam as suas bikes, limpam-na a seco.
- REAPERTOS = com o uso, é normal os componentes necessitarem de reaperto periódico. Tome cuidado, muitos componentes são sensíveis ao aperto excessivo e podem se danificar caso isso ocorra. Leve numa oficina que use torquímetro (ferramenta que mede o aperto correto) e garanta a integridade da sua bike. Ao perceber que algum rolamento está com folga, procure reajustá-lo ou substituí-lo, folgas tendem a aumentar e podem levar a outros danos. Um equipamento bem cuidado e ajustado é certeza de diversão garantida.
Fonte: Go Outside/julho 2009 (Daniel Aliperti) Apoio: www.dandabike.com.br
BOAS PEDALADAS!!!!
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